quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Violência: Uma Triste Verdade


Violência, todos conhecem, muitos infelizmente gostam e ninguém faz nada a respeito, essa é, infelizmente, a realidade que vivemos hoje no Brasil e em muitas partes do mundo.
Violência, para quem não sabe (o que eu acho bem difícil ocorrer), é um comportamento que causa intencionalmente dano ou intimidação moral a outra pessoa, ser vivo ou dano a quaisquer objetos. Além da violência física, há também outros tipos, como a violência moral, psicológica, verbal e sexual.
Conceito dado. Mas agora, onde ela se encontra no nosso cotidiano? A resposta pode ou não impressionar, e é simples: Em todos os lugares do nosso cotidiano.
Existe violência nas ruas, nas escolas, nos presídios e até mesmo nas nossas casas, todo dia vimos vários exemplos dela em nossas cidades.
Prova disso é o fato de que a cada 13 minutos alguém é assassinado no Brasil, ou de que a cada 7 horas uma pessoa é vítima de acidente com arma de fogo no Brasil. Impressionado? Eu pelo menos fiquei quando vi isso numa reportagem recente.
Todo dia vemos casos de espancamento, bullying ou violência domestica nos jornais, isso serve para provar que ela está em todo lugar e ataca nossa sociedade constantemente, enquanto o governo, e mesmo a população em geral, faz bem pouco ou nada para parar esse problema.
Se já não bastassem os adultos, há cada vez mais crianças e adolescentes no mundo da violência, aprendendo-a nas ruas, muitas vezes vendo em casa e aplicando-a na escola, e como o adulto violento já foi uma criança violenta, temos ai mais um circulo vicioso na sociedade.
Ela está aí, na sua frente, na minha frente e na frente dos governantes, e o que nós podemos fazer quanto a isso? Muita coisa, principalmente os jovens.
Tudo deve começar na conscientização porque infelizmente, muitos pensam que a violência só é física, e isso acaba gerando um problema porque gera certa tolerância a outros tipos de violência, principalmente a psicológica, tão ou ainda mais prejudicial do que a física, já que deixa marcas para o resto da vida, então, mostrando ás pessoas todos os tipos de violência, elas podem identificá-las e combatê-las.
Depois, a mobilização do povo é muito importante, já que uma só pessoa não pode acabar com o problema inteiro, mas várias pessoas podem fazer um progresso enorme, ou até mesmo acabar com esse problema que afeta nossa sociedade.
Sites como www.soudapaz.org possuem diversas informações acerca do tema, que podem ajudar e muito nos trabalhos de conscientização das pessoas, principalmente das crianças e dos adolescentes, para que estes não alimentem o circulo da violência, ajudando assim a reduzir, e muito esse problema.
Precisamos fazer algo antes que piore ainda mais, eu acredito que algo ainda possa ser feito, e acredito que você pense nisso também, então, vamos todos juntos resolver esse problema, porque ainda há muito a ser feito, e isso que eu coloquei aqui é só uma parte, você pode fazer mais, convidando amigos e parentes a se juntarem em prol de um objetivo: acabar com a violência na nossa sociedade.

Texto: Daniel Leal
Para contatos:
Twitter: @PortnoyUlrich
Facebook e MSN: kibadanki@ig.com.br

Alunos: Daniel Leal, Gaudêncio Gabriel, Oscar Macedo, Luis Felipe Rodrigues e Bruno Luan. 
Série: 8ª   Turma: A  Turno: 1º

2 comentários: