terça-feira, 25 de outubro de 2011

Trabalho e Renda: aproximação e ação


                O trabalho é a principal forma de sobrevivência dos contingentes populacionais. Não é a única, mas a dinâmica do mercado de trabalho afeta a todos, direta e indiretamente. As estatísticas do trabalho refletem e buscam traduzir toda a diversidade dos vínculos, estrutura ocupacional, rendimentos e qualificação
              A qualidade da informação é fundamental, pois só é possível atuar sobre aquilo que conhecemos. Nesse sentido, a elaboração e a gestão de políticas públicas dependem do monitoramento das variáveis sobre as quais se pretende agir.
          Assegurar o cumprimento da legislação trabalhista, implementar políticas públicas de emprego, trabalho e renda, por meio dos seguintes programas: Intermediações e Qualificação do trabalhador, Primeiro Emprego, Emissão de CTPS, Habilitação ao Seguro Desemprego, Economia Solidária, com vista ao desenvolvimento e bem-estar do cidadão. Tudo isso é função do governo.
               Segundo o IBGE (instituto brasileiro de geografia  e estatística)são 14,1 milhões de famílias que vivem com renda mensal per capita de até R$ 190.Esse número, embora venha diminuindo nos últimos anos, ainda é assustador.
                Em pesquisa publicada em 2007,segundo o IBGE, a desigualdade entre ricos e pobres no país caiu em relação ao ano anterior, mas ainda o mantém entre as nações com distribuição mais desigual do mundo: os 10% mais pobres detêm apenas 1%. 
              Se pessoas ganharem bem poderão reformar, trocar de carro, comprar boas roupas, viajar, ter computadores etc. Caso contrário, as famílias não iram viajar e nem trocar de bens.

Jean, Matheus e Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário