Aqui você encontrará sugestões de como aprofundar o estudo e reflexão sobre pontos fundamentais de cada um dos capítulos do livro, são atividade de diferentes naturezas e irá ajuda-los na socialização, incentivando assim a cada um de nós a exercemos nossa cidadania plenamente.
GRUPO 1 (Andrey, Pedro, Rian e Evelyn) 8ªA
DATA: 13 e 14 de Outubro
CIDADANIA: O papel para a realidade
Declaração Universal dos Direitos Humanos
- Em qual contexto surgiu a Declaração Universal dos Direitos Humanos?
- O que ela defende?
- O que representou para o mundo e para o ser humano?
- Apresente situações nas quais esses direitos são desrespeitados ainda nos dias de hoje, seja no Brasil, seja no mundo.
GRUPO 2 (Jean, Matheus e Roberto) 8ªB
DATA: 14 e 17 de Outubro
TRABALHO E RENDA: aproximação e ação
Neste capítulo, vemos que cerca de 40 milhões de brasileiros estão abaixo da linha da pobreza. Simultaneamente, o Brasil tem uma das distribuições de renda mais desiguais do mundo, com 10% dos mais ricos concentrando 43,9 de renda nacional.
Utilizando uma linguagem artística (poema, rap, hp, colagem, pintura etc.) expresse seus sentimentos em relação ao quadro de desigualdade que enfrentamos.
GRUPO 3 (Lua, Helder, Barbara e Roberta Yared) 8ª B
DATA: 18 de Outubro
URBANIZAÇÃO E POPULAÇÃO: lançando um olhar crítico
Neste capítulo é discutida a questão da migração rural para os grandes centros urbanos. Esses migrantes são muitas vezes alvos de preconceito, embora exerçam um papel muito importante no crescimento econômico das grandes cidades.
· Quais os motivos para a segregação dos migrantes?
· Pesquise pessoas notáveis que fazem parte da nossa cultura e que não são oriundas dos grandes centros urbanos.
· Monte um questionário e entrevistem um imigrante. (tempo que mora na cidade, o que o trouxe, o que mais gosta, o que menos gosta, o que sente mais falta de sua terra natal). De preferência faça um vídeo para ser publicado no blog.
GRUPO 4 (Gaudêncio, Bruno, Oscar, Luis Felipe e Daniel) 8ª A
DATA: 18 de Outubro
VIOLÊNCIA: conhecer e modificar
Neste capitulo encontramos informações sobre os números de casos de assassinato, roubos e sequestros.
· A violência diminuiu?
· Como explicar o crescimento do crime organizado, como o PCC e o CV, nas grandes cidades?
· O modo como a violência se manifesta se transformou?
· Como surgem as favelas?
· De onde vem a ideia de que todo pobre é marginal?
· Por que menores de idade são seduzidos pelo mundo da violência?
· No início do filme TROPA DE ELITE 2 assistido pela classe, mostra que todo cidadão é igual e tem os mesmos direitos. Isso acontece na prática?
GRUPO 5 (Thayná, Micaelli, Joana e Carol) 8ª B
DATA: 19 de Outubro
MEIO AMBIENTE: transformando o cenário
· Como o lixo é tratado em Macapá?
· Tem coleta seletiva?
· Qual a diferença do impacto ambiental entre um lixão e um centro de separação de lixo?
GRUPO 6 (Angelo, Danilo, Jhoseph, Leandro e Marcos) 8ª A
DATA: 19 de Outubro
ÉTICA: para aplicar no dia a dia
· O que é o “jeitinho” brasileiro?
· Por que Tem o “jeitinho” é uma característica tão brasileira?
· Por quais motivos será que tivemos de desenvolver estratégias para conseguir certas coisas?
· Quando o “jeitinho” pode ser considerado uma coisa boa e outras em que incorre em falta de ética?
· Sugestão de filme: Saneamento básico – O Filme
GRUPO 7 (Alix, Amanda, Maicon, Ronan, Wellen) 8ª A
DATA: 20 e 21 de Outubro
MORTALIDADE INFANTIL: conhecendo mais a fundo o problema
· Monte um roteiro de um comercial para uma campanha de prevenção à mortalidade infantil, com o objetivo de alertar sobre os cuidados que podem ser tomados para evitar essa triste situação: pré – natal, saneamento básico, alimentação adequada, vacinação etc. Leve em conta o público-alvo a que é destinado (população de baixa renda) e sua realidade.
GRUPO 8 (Diego, Jhoe, Marcus e Lívio) 8ª B
DATA: 21 e 24 de Outubro
EDUCAÇÃO: transformando a sua realidade
· Inicie uma discussão sobre a seguinte afirmação: “O exemplo vem de casa”
· Organize uma pesquisa e aplique em sala de aula: (Você costuma ler livros sem ser obrigado pela escola?, Lê revistas? Vai ao cinema, teatro, shows de música, museus? E seus pais?, Quais atividades praticam? etc)
Acesse: http://sites.aticascipione.com.br/cidadaodepapel/atualidades/atualidades.asp?t=3
Acesse: http://sites.aticascipione.com.br/cidadaodepapel/atualidades/atualidades.asp?t=3
GRUPO 9 (Nathália, Lucas, Juliana e Euclides) 8ª B
DATA: 25 de Outubro
MERCADO CULTURAL: diagnóstico e ação
ü Abrir o debate com os seguintes questionamentos:
· Quais são as opções culturais oferecidos em Macapá?
· Qual a turma costuma aproveitar?
· Qual é o interesse cultural da turma
ü No livro apresenta o caso de um bar na periferia de São Paulo que se transformou numa espécie de centro Cultural.
· A Escola também pode cumprir esse papel? Como?
Acesse: http://sites.aticascipione.com.br/cidadaodepapel/atualidades/atualidades.asp?t=6
Acesse: http://sites.aticascipione.com.br/cidadaodepapel/atualidades/atualidades.asp?t=6
GRUPO 10 (Amanda, Isadora, Rafael, Nathália e Antônio) 8ª A
DATA: 25 de Outubro
DESNUTRIÇÃO: analisando as informações
ü Analise as duas informações e as relacione:
- Gráfico: “Desnutrição do Brasil”
- Informação levantada por Dimenstein: “[...] a disponibilidade de alimentos aumentou continuamente no Brasil nas últimas décadas e hoje alcança um patamar de 3 mil quilocalorias no pessoa/dia. Isso representa 24% a mais que o necessário para repor as energias consumidas diariamente por uma pessoa” (p. 70 -71).
· Como é possível que esses dois cenários coexistam no mesmo país?
ü Analise as situações de desperdício de comida observadas no cotidiano.
· Que alternativas temos para diminuir o desperdício?
Acesse: http://sites.aticascipione.com.br/cidadaodepapel/atualidades/atualidades.asp?t=2
Oi Michelle, sou a mãe da Isadora (8a A).
ResponderExcluirGostaria de saber qual a sugestão que você tem para o grupo da minha filha.
Tema: Desnutrição.
Atenciosamente,
Luciana Reis.
Oi Luciana, acabei de postar as sugestões para os alunos que irão apresentar na semana que vem.Obrigada por acompanhar o blog. Bjs
ResponderExcluirMichelle Sá