terça-feira, 11 de outubro de 2011

O Cidadão de Papel no Meio do Mundo


          O objetivo dos trabalhos realizados a partir da leitura do livro O cidadão de papel, do jornalista Gilberto Dimenstein é levar os alunos da 8ªsérie A e B (manhã) do ensino fundamental II da Escola Visconde de Mauá - SESI/AP a refletir sobre a vida em sociedade e a ação cidadã.
         O livro tem como característica a ousadia de levar para dentro da sala de aula discussões sérias sobre o Brasil e seus problemas sociais. Faz uma abordagem de dez temas como a violência e a desnutrição, com um olhar crítico e linguagem jovem, é pertinente afirmar também que Dimenstein evidencia o quanto estamos acostumados a esperar que o poder público resolva tudo, o quanto não reagimos a problemas sociais de extrema gravidade, o quanto nos omitimos e deixamos de assumir nossas responsabilidades. A obra nos convida a assumir o nosso papel no mundo, encarando o futuro do país como nossa tarefa.
          Este blog é, portanto, um complemento para a leitura do livro e, especialmente, para sua utilização em sala de aula. Com o uso de ambos, o aluno terá conteúdo consistente e atual que será de grande valia para a formação de um cidadão consciente de seus direitos e deveres.
                                                                                                       
                                                                                                                 Profª  Michelle Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário